Programa de Pensamento Crítico
Sinopse: Pensamento crítico é a capacidade de analisar de forma lógica, profunda e fundamentada todo o tipo de temas, avaliando evidências e questionando suposições, para formar opiniões sustentadas, resolver problemas e tomar decisões de forma eficaz. Esta é uma competência fundamental, seja no nosso trabalho, para sermos cidadãos informados e participativos, e mesmo na nossa vida pessoal. E é também uma competência cada vez mais desafiante no mundo de hoje. A especialização crescente da economia tem-nos tornado cada vez mais conhecedores sobre a nossa área, mas mais afunilados — menos despertos para conceitos e formas de pensar alternativos. Ao mesmo tempo, a complexificação crescente do mundo confronta-nos com problemas novos e desafiantes. Além disso, na política, temos hoje de lidar diariamente com os desafios da desinformação e da polarização de opiniões. A isto somam-se as alterações tecnológicas — em particular a expansão da Inteligência Artificial generativa —, que tornam a capacidade de lidar com problemas abertos e multidimensionais cada vez mais relevante no mundo do trabalho. Este programa de Pensamento Crítico procura transmitir os aspectos essenciais para pensar bem no mundo de hoje, incluindo a capacidade de argumentar com lógica, encontrar as explicações causais certas para todo o tipo de problemas, avaliar de forma crítica factos e estatísticas e decidir de forma eficaz num mundo marcado pela incerteza.
O programa está dividido em quatro módulos — relacionados entre si, mas que podem ser frequentados de forma independente.
O Módulo 1, Argumentar com lógica, corresponde ao entendimento mais clássico de Pensamento Crítico, incluindo a capacidade de raciocinar de forma lógica, compreender e avaliar os argumentos dos outros, detectar (e evitar) falácias lógicas e apresentar as nossas ideias com clareza.
Mas o Pensamento Crítico está longe de se esgotar na argumentação, e os próprios argumentos têm muitas vezes na base explicações causais; ou seja, o nosso entendimento sobre o que causou determinado facto, desde as alterações climáticas, às notas do nosso filho na escola, à evolução das vendas na nossa empresa. E encontrar as explicações certas (e não nos perdermos nas erradas) é fundamental para a resolução de problemas e tomada de decisão. Este é o tema do módulo 2, «As Causas das Coisas». Neste módulo cobrimos, entre outros tópicos: os erros mais comuns que cometemos no nosso raciocínio causal, o papel dos vieses cognitivos, diferentes tipos de causas (muitas vezes ignoradas no debate público) e alguns aspectos essenciais para compreender o funcionamento do mundo, desde à diferença entre correlação e causalidade à importância do factor aleatoriedade.
Para conseguirmos boas explicações e argumentos válidos, precisamos de acesso a factos e números confiáveis, o tema do módulo 3: Factos e Números em que Confiar. Nunca como hoje — com a expansão do mundo digital e a ascensão da Big Data — estivemos tão inundados de informação e estatísticas, desde a vida pessoal à profissional. Ao mesmo tempo, nunca foi tão difícil distinguir informação verdadeira de dados imprecisos, ou, mesmo, enganadores. Os conteúdos deste módulo incluem: como ser um pensador crítico no actual panorama informativo, como navegar a desinformação, como olhar criticamente para estatísticas (desde o último estudo sobre saúde à informação de gestão da nossa empresa), as falácias numéricas mais comuns e a multitude de formas como os gráficos, em particular, nos podem enganar sem darmos conta.
No mundo de hoje, marcado pela complexidade, incerteza e informação imperfeita, há um desafio que justifica um módulo dedicado: A tomada de decisão. Este é o tópico do 4º módulo do Programa de Pensamento Crítico. Para conseguir decidir de forma eficaz no mundo actual, são necessários dois elementos essenciais: decidir de forma sistemática e adoptar práticas para mitigar os nossos vieses cognitivos. Neste módulo abordaremos, entre outros aspectos: teoria da decisão, os vieses cognitivos e outras limitações da mente humana que mais nos levam a más decisões, como tirar partido da inteligência colectiva nas organizações, como pensar probabilisticamente e como adoptar uma abordagem test & learn para melhorar as nossas decisões ao longo do tempo.
Não perca o próximo.
DEZENAS WORKSHOPS REALIZADOS POR TODO O PAÍS E ONLINE: